quarta-feira, 18 de maio de 2011

Percurso Pedestre "Mata do Cerejal"

 
“Tem lugar no próximo Domingo, 22 de Maio, mais uma edição do Percurso Pedestre “Mata do Cerejal”, numa organização do Município da Batalha em parceria com o Centro Recreativo de Alcanadas e Junta de Freguesia de Reguengo do Fetal.
A caminhada inicia-se às 09h30, junto à Capela de São Mateus e ao longo de sete quilómetros, vai percorrer os principais locais de interesse do lugar de Alcanadas.
Com algumas alterações ao traçado original, o ponto alto do percurso consiste na passagem pela Mata do Cerejal, zona com uma fauna e flora bastante rica e diversificada. A entrada da Mina de Carvão das Barrogeiras e os Polvarinhos são outros locais atractivos, mantendo-se bem conservados e detendo uma forte componente histórica.

A presente edição do evento vai contar ainda com provas de doces e licores tradicionais ofertados pelos habitantes de Alcanadas.”
In portal do Municipio da Batalha
Aqui está mais uma excelente iniciativa do nosso municipio na divulgação do património do concelho. Para além disto, põe as pessoas a fazer uma actividade saudavel ao ar livre, na procura do seu bem estar, e de uma melhor qualidade de vida ...saudavel.
Mas há aqui uma coisa que não parece muito bem!
Diz a noticia logo inicio, e passo a citar:- ...numa organização do Município da Batalha em parceria com o Centro Recreativo de Alcanadas e Junta de Freguesia de Reguengo do Fetal.
Quando se fala e cada vez mais, em “emagrecer” o estado e em ter “menos” estado, não me parece ser esta uma actividade para a qual deva estar vocacionado o municipio. Preferia ver anunciado “numa organização do Centro Recreativo das Alcanadas em parceria com a CMB e com a JF do Reguengo de Fetal”.
Até porque a população das Alcanadas está motivada e empenhada neste passeio, uma vez que tal como é anunciado, “irá haver uma prova de doces e licores tradicionais ofertados pelos habitantes de Alcanadas”.  


Já agora para participar, os interessados devem efectuar a inscrição, que é gratuita, via correio electrónico: cultura@cm-batalha.pt e indicar nome completo, nº do BI e data de nascimento.
Bom passeio!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Politica...essa coisa tenebrosa!

Quando se fala de politica ... todos, e creio que não estou enganado, dizemos coisas do pior. Que os políticos são isto e aquilo ... que a politica é uma coisa tenebrosa. Mas se está assim, não seremos também nós os grandes culpados?
Afastamos-nos da politica, da responsabilidade que isso acarreta. Temos sempre a solução ... melhor do que a que foi tomada!
Vem isto a propósito de uma noticia que vem hoje na primeira página do jornal "i", "O Telmo do Big Brother, é agora o candidato do PS por Leiria".


Apesar de residente no concelho da Batalha não o conheço... pelo que não me posso pronunciar acerca das qualidades deste candidato, mas pelo pouco que sei, e pelo que tem vindo o conhecimento de todos, é muito fraco! Não é certamente este tipo de políticos que necessitamos, mas para isso necessitamos, todos nós, de ser mais participativos ... não basta dizer mal!





sábado, 6 de fevereiro de 2010

Graffitis no mosteiro...

A Batalha acordou acerca de duas semanas, com a porta de entrada do mosteiro (lado nascente), com várias inscrições alusivas à construção naquele local de uma rampa de acesso para pessoas com dificuldades motoras.
Devo dizer que concordo com esta critica, só não posso concordar do modo que foi feito.
Não há qualquer dúvida que o "nosso" mosteiro, tem sido muito mal tratado pela entidade (que muda de nome conforme está o vento), e que apesar de estar entre os monumentos nacionais que recebe mais visitantes, logo maior receita, uma ínfima parte desse dinheiro é que investido na manutenção, conservação e arranjo da área exterior.
É também lamentável, e aí não posso estar de acordo com o autor dos "graffitis", com a horrível rampa colocada no local! Esteticamente é um desastre!

Devo dizer no entanto que está esteticamente de acordo com o local onde está inserido, uma vez que vamos andando de promessa em promessa, ano após ano...
Será que este monumento merece a forma como vai sendo tratado? Será que nos vamos calar? Será que vamos ter que pagar o arranjo exterior, enquanto as receitas continuam a ir directamente para os cofres de Lisboa?

Aguardam-se comentários...




quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2009 acabou! Viva 2010

Mais um ano que agora finda!
Mais umas promessas que vamos fazer e que por esta ou aquela razão não vamos conseguir realizar...e o mais grave é que vamos arranjar desculpa para tudo o que não vamos conseguir realizar. Entre as principais promessas que habitualmente se fazem, temos por exemplo; começar a fazer dieta, ir ao ginásio entre outras. O que acontece é que todos os anos repetimos estas promessas, sinal evidente que não as cumprimos!

É também nesta altura que se faz o balanço das promessas eleitorais (governo, municipios, freguesias etc.), e que habitualmente encontramos promessas nunca cumpridas! Geralmente não nos preocupamos em saber as razões pelas quais essas promessas não se realizaram! No entanto não nos esquecemos de dizer o pior dessas pessoas. Esquecemo-nos no entanto das promessas que fizemos a nós próprios e que também falhámos! Também nestas ocasiões há sempre uma "desculpa"....e quantas vezes, justificada!

A crise está aí e não parece querer abandonar-nos! Apesar dos "evidentes sinais de retoma", que parece só os governantes veêm, as melhorias tardam em aparecer! O desemprego essa "tragédia social", que abre portas a outros problemas sociais bem mais graves, continua a aumentar.
Na nossa região, apesar de não conhecer os dados estatisticos, não me parece existir desemprego! Vamos fazer força para que o desemprego no nosso concelho não seja em nada comparável com o do país, que segundo alguns analistas, poderá atingir os 15% da população activa.

Neste final de ano temos de salientar o téminus da requalificação do Largo 14 de Agosto, que não se livra de alguma contestação por parte dos utentes que recorrem ao serviço dos transportes publicos que ali tem o seu local de paragem. Sempre me pareceu também não ser o local apropriado por diversas razões.
Numa época em que se pretende incentivar os transportes publicos, deve-se pensar na comodidade dos seus utilizadores. Não me parece terem sido criadas qualquer melhoria das condições. Porque razão e à semelhança do que renho visto no país e acima de tudo no estrangeiro, não se fez, e podiamos aproveitar o
"Pavilhão Multiusos", para se fazer uma mini-central de camionagem?
Através de um acordo com a RN, parte interessada neste processo, poder-se-ia criar as condições aos utilizadores, com local de espera, bilheteira no próprio local, zona de entrada e saida de passageiros coberta, entre outras. Para além disso, poder-se-ia passar a fazer a entrada e saida dos autocarros, por locais distintos. Penso ser esta uma solução viável e com baixos custos e acima de tudo capaz de atrair novos utentes!
O executivo camarário tem outras promessas para 2010 como a requailificação do Largo D. Henrique, sobre o qual já aqui manifestei o meu descontentamento quanto ao seu pagamento, o ordenamento do comércio junto ao mosteiro, reclames, toldos etc.
Como boa nova para 2010 temos o inicio das obras da variante ao IC2 .

Um bom ano de 2010!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Assembleia Municipal

Realizou-se ontem (17.Dez.09) a segunda assembleia municipal após a sessão de apresentação.

Entre os temas apresentados pelo executivo camarário, aquele que foi, diga-mos, mais comentado, teve a ver com arranjo do Largo D. Henrique e do turismo que visita a vila e o concelho.
Todos sabemos que as receitas geradas pelo mosteiro, e que são muitas, vão directamente para Lisboa!
O projecto de requalificação, de acordo com a informação prestada pelo presidente António Lucas, está ser executado pelo IGESPAR. E quem paga? De acordo com o mesmo, os municipes! Questionado por esta "anormalidade", informou que ou se fazia agora... ou não se fazia!
Se o nosso monumento serve apenas para gerar verbas para outros monumentos que as não têm, alguma coisa está mal!

Estou revoltado! Não me posso conformar com esta forma de olhar para a "galinha dos ovos de ouro" do IGESPAR! Não me conformo com o facto dos meus euros,          
 serem utilizados desta forma! Para além das exigências e condicionalismos              que este organismo coloca na construção na zona de protecção do mosteiro, não cuida do que é seu! Acham normal?                                                                                         

É certo que aquela zona está muito mal e aqueles que nos  visitam e se deparam com o estado do local, não sabem deste pomenores, e para eles é claro que a culpa é do municipio!

Sou da opinião de que a vila deve organizar-se de forma a mudar esta forma de actuar do IGESPAR!

Quem apoia? O que pensam?




quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Natal...na vila!

Faz muito tempo que não escrevo neste blog. Desinteresse...talvez Como certamente repararam este ano a iluminação de natal da vila começou mais cedo! Cedo de mais, dirão alguns, onde me incluo, mas compreendo a intenção. Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o executivo pela decoração, que salvo os arcos de gosto natalício duvidoso, está muito agradável. As Juntas Freguesia podiam ter aproveitado e terem feito algo semelhante numa escala reduzida é certo, nas suas sedes. Esta pressa, se assim se pode dizer, em iniciar a iluminação, tem a ver com o significado que passou a ter o Natal, no seio das famílias. Deixou de ter o significado que tinha.


Natal... na vila!
Tendo agora mais do que nunca, em parte devido aos anúncios publicitários das grandes "cadeias de negócio" que agora fervilham por todo o país como são os centros comerciais, super, hiper e mini mercados, pertencentes a grandes grupos económicos, passado a controlar os preços de compra e venda desde a alimentação (ajudando a destruir a nossa agricultura) e vestuário, aos bens de consumo, contribuindo para uma compra massiva de prendas.

Por via disto o comércio tradicional, perdeu peso e clientes! É assim bem vinda qualquer iniciativa no sentido de fazer algo pelo nosso comércio! Mas poder-se-ia ter ido mais longe, como seja um eventual concurso de montras, senhas de compras com direito a prémio final, etc., etc. No mínimo fica a sugestão...

Na nossa vila falta-nos criar algo que chame as pessoas, que chame a atenção do país. Tendo a Batalha como atracção um monumento como tem, não tenhamos duvidas que temos que tirar partido dele. Temos que arranjar motivos de interesse para as pessoas virem à Batalha e permanecerem cá, não apenas o tempo de visitarem o mosteiro. Agora com o Hotel da Villa já não poderemos invocar a falta de instalações. Este vem ainda dinamizar as restante unidades mais pequenas que já existiam!
Óbidos como é sabido, tem a sua "Festa do Chocolate", para além de animação de rua todo o ano. Alcobaça tem a "Feira de Doces Conventuais". E a Batalha?
Não havendo é certo grande tradição musical na Batalha, ainda assim atrevia-me a propôr a organização na época natalicia de um festival de música em que o tema poderia ser a época que atravessamos. Música popular, coros, música sinfónica..etc., etc.

Penso ser um filão a explorar!
Quem agarra a ideia?

PS. De salientar que este ano as iluminações consomem apenas 20% da energia que habitualmente consumiam, devido ao facto de em vez das tradicionais lâmpadas, utilizarem "leds".

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Abuse
Resposta com citações
Editar Mensagem
Apagar Mensagem
Denunciar está mensagem
Informação
Os Candidatos Autárquicos – e a montanha pariu um rato!
por accjordao em Segunda Set 07, 2009 2:28 am
Depois de muitas especulações, tentativas de advinhação, e outros modos de tentar saber, baralhar e confundir as mentes, não apareceu nenhum figura que gerasse alarido ou mesmo aquele “ohhhhhhhh” de espanto!O CDS/PP apresenta Horácio Moita Francisco, como cabeça de lista à Presidencia da Câmara da Batalha.Francisco Meireles é de novo o candidato do PS que no mandato que agora termina, fez parte do executivo camarário como vereador.Como já nos habituou a CDU apresenta José Valentim apenas “para cumprir calendário”, pois à semelhança das anteriores eleições, nem campanha fez.Há mesmo jornais que apresentam como titulo “Quer mudar a cor do seu carro? Vá ter com o Presidente da Câmara! Lendo o texto compreende-se o título...Por ultimo o PSD volta a apresentar-se a votos com o cabeça de lista António Lucas como idependente.Falou-se em diversos nomes, alguns “sonantes” e que iriam baralhar as contas...onde estão? A montanha pariu mesmo um rato...