segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Vila da Batalha - A que temos e a que queremos...

Tem-se falado muito da Vila. Mais mal do que bem, é certo, mas quanto a mim injustamente!

Quem vive na vila e quem trabalha, reconhece que a Batalha até é um "paraíso", quando por todo o lado assistimos a autenticas selvas de betão armado. É certo que também por cá, infelizmente se construíram coisas menos boas. Já não falo em estilos (??!!) arquitectónicos, porque alguns nem isso têm.
Na Batalha existe qualidade de vida! Temos espaço, não temos confusão com o trânsito, temos facilidade de estacionamento, respirasse ar puro...nos largos espaços públicos.

A nível de limpeza e recolha de lixo, temos que concordar que é um exemplo para muitas terras vizinhas e que nos devemos orgulhar.
As rotundas já aqui trazidas "à baila", também deveriam ser orgulho dos Batalhenses.
A nível de serviços estamos servidos, se bem que não possa concordar de modo algum com as instalações do serviço de finanças. Qualquer instituição publica, privada é claro tem de obedecer a determinados requisitos, como espaço mínimo, ventilação, casa de banho para funcionários e utentes, masculinos e femininos etc. e aqui, nada disso se passa!

A nível da saúde o Centro de Saúde funciona e até tem inovado, para o que envio aqui um cumprimento ao Dr. Meireles, como por exemplo as marcações de consulta pela internet. Com a entrada em funcionamento do Hospital das Brancas, ainda ficamos melhor.

Não temos tribunal, mas está a pouco mais de cinco minutos, enquanto que bancos (os que têm dinheiro e os que servem para descansar) temos em quantidade. A Câmara tem boas e funcionais instalações.

No ensino também não estamos mal. Temos umas razoaveis instalações. Infantários, creches e ensino pré-primário, também estamos bem servidos.
O comércio local poderá não ter a pujança de outros, mais vai respondendo cabalmente. Temos boas esplanadas, cafés e alguns restaurantes.

Os transportes públicos como já aqui escrevi, carecem de uma central onde os passageiros possam ser devidamente atendidos, mas que não será de difícil resolução.

A rede viária é boa e os acessos também são bons, faltando apenas a tão prometida variante ao IC2. Falta no meu entender uma "ciclovia" dentro da vila e que unisse as nossas aldeias. Estamos numa época em que a conservação do meio ambiente é um tema primordial. O antigo Caminho de Ferro Mineiro do Lena, seria uma solução para para Brancas e os Pinheiros. Para a Golpilheira temos o caminho junto ao rio Lena que poderia ser uma solução.
Na cultura vamos tendo oferta. Temos biblioteca municipal, cinema e espectáculos. Desporto e lazer também não faltam, mas vai-se notando a falta de um pavilhão gimno-desportivo...

As forças de segurança não sendo o melhor que temos, estarão ao nível da forças de segurança do pais, ou seja sofrível!

Urge no entanto definir o que se quer para a Batalha. Queremos uma vila pacata e segura, ou uma vila cheia de turistas, bares, discotecas e outros espaços de diversão nocturna?
Queremos uma vila dormitório, ou uma vila com vida e identidade própria? Queremos uma vila com um crescimento desenfreado, com blocos habitacionais onde ninguém se conhece ou uma vila com um crescimento sustentado, sem edifícios em altura?

O futuro constrói-se hoje, dai a necessidade de se definir primeiro o que queremos de modo a lançar as bases da construção da futura Vila da Batalha!



Carlos Jordão

Batalha, 28 de Agosto de 2009

1 comentário:

  1. Concordo na generalidade das questões aqui escritas, reconheço na Batalha (vila) boas condições que podem oferecer aos seus habitantes uma razoável qualidade de vida, no entanto os seus habitantes exigem como é natural e expectável que alguns serviços sejam melhorados, poderão estar ao nível dos serviços existentes no resto do nosso país (maus), mas isso não impede que possamos ser melhores que os outros.
    Penso que a ideia de uma ciclovia a unir as freguesias do Concelho seria de explorar, é notório o afastamento existente nas relações entre habitantes do mesmo concelho, e existência desse equipamento poderia ser um bom elo de ligação entre todos.

    No meu ponto de vista, existe no concelho da Batalha uma grande fraqueza, que se verifica no desenvolvimento económico, penso que se deveria aproveitar melhor o facto de uma grande empresa como a Fassa Bortolo se ter implantado no nosso concelho, ainda vamos a tempo, senhores autarcas desenvolvam aquela zona industrial, mas com pés e cabeça para que não vejamos uma zona industrial com tão grande potencial ser apenas medíocre como tantas outras que vimos no nosso país, e aqui bem perto. Mas não só, é necessário apoiar o empreendedorismo no nosso concelho, falta apoios? penso que sim.

    Relativamente à ideia turismo=discotecas, acho-a um pouco desajustada da realidade que se verifica em vários nichos de turismo do país, o desenvolvimento de turismo deve ser fomentado e penso que isso traria satisfação a todos os batalhenses, mas isso não quer dizer que iremos passar a ter uma actividade nocturna à las vegas, tudo passa por um planeamento sustentado nos interesses da nossa população.

    pode não servir a todos, mas é a minha opinião.

    ResponderEliminar

Obrigado pelos seus comentários!
Agradece-se no entanto moderação nos comentários, de modo a não ter de os eliminar.