quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Natal...na vila!

Faz muito tempo que não escrevo neste blog. Desinteresse...talvez Como certamente repararam este ano a iluminação de natal da vila começou mais cedo! Cedo de mais, dirão alguns, onde me incluo, mas compreendo a intenção. Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o executivo pela decoração, que salvo os arcos de gosto natalício duvidoso, está muito agradável. As Juntas Freguesia podiam ter aproveitado e terem feito algo semelhante numa escala reduzida é certo, nas suas sedes. Esta pressa, se assim se pode dizer, em iniciar a iluminação, tem a ver com o significado que passou a ter o Natal, no seio das famílias. Deixou de ter o significado que tinha.


Natal... na vila!
Tendo agora mais do que nunca, em parte devido aos anúncios publicitários das grandes "cadeias de negócio" que agora fervilham por todo o país como são os centros comerciais, super, hiper e mini mercados, pertencentes a grandes grupos económicos, passado a controlar os preços de compra e venda desde a alimentação (ajudando a destruir a nossa agricultura) e vestuário, aos bens de consumo, contribuindo para uma compra massiva de prendas.

Por via disto o comércio tradicional, perdeu peso e clientes! É assim bem vinda qualquer iniciativa no sentido de fazer algo pelo nosso comércio! Mas poder-se-ia ter ido mais longe, como seja um eventual concurso de montras, senhas de compras com direito a prémio final, etc., etc. No mínimo fica a sugestão...

Na nossa vila falta-nos criar algo que chame as pessoas, que chame a atenção do país. Tendo a Batalha como atracção um monumento como tem, não tenhamos duvidas que temos que tirar partido dele. Temos que arranjar motivos de interesse para as pessoas virem à Batalha e permanecerem cá, não apenas o tempo de visitarem o mosteiro. Agora com o Hotel da Villa já não poderemos invocar a falta de instalações. Este vem ainda dinamizar as restante unidades mais pequenas que já existiam!
Óbidos como é sabido, tem a sua "Festa do Chocolate", para além de animação de rua todo o ano. Alcobaça tem a "Feira de Doces Conventuais". E a Batalha?
Não havendo é certo grande tradição musical na Batalha, ainda assim atrevia-me a propôr a organização na época natalicia de um festival de música em que o tema poderia ser a época que atravessamos. Música popular, coros, música sinfónica..etc., etc.

Penso ser um filão a explorar!
Quem agarra a ideia?

PS. De salientar que este ano as iluminações consomem apenas 20% da energia que habitualmente consumiam, devido ao facto de em vez das tradicionais lâmpadas, utilizarem "leds".

1 comentário:

  1. Parece que ninguém quer comentar esta ideia que parece com pernas para andar.

    ResponderEliminar

Obrigado pelos seus comentários!
Agradece-se no entanto moderação nos comentários, de modo a não ter de os eliminar.